sábado, 14 de abril de 2012

Confira a carreira do jogador gremista: Mário Fernandes



O Imortal News preparou uma matéria sobre o jogador gremista, Mário Fernandes. Confira abaixo a trajetória do jogador que está prestes a voltar para o time titular do Grêmio, após ter sofrido uma cirurgia no ombro. 



No ano de 2009

Filho de professor de escolinha de futsal, Mário Fernandes sempre se destacou por seus belos dribles, presença ofensiva e velocidade, indo jogar no São Caetano na categoria infantil. Depois de uma ótima passagem, começou a ser observado por equipes do Brasil e até do exterior. Ainda nos juniores da equipe paulista, foi comprado pelo GrêmioFBPA em janeiro do ano de 2009, obrigando-o a se mudar de estado e morar em Porto Alegre. Mário sempre foi conhecido por tua timidez pessoal, não saia para muitas festas. Porém, sempre foi dedicado aos treinos, arrancando elogios do técnico Julinho Camargo e sendo aposta para subir meses depois ao time profissional da equipe gaúcha. No dia 16 de março do mesmo ano, virou notícia no estado inteiro por seu sumiço da delegação do time e encontrado 10 dias depois em um aeroporto da cidade de São Paulo, segundo o pai e o próprio jogador, Mário estaria com saudades da família e dificultando-se para a adaptação em outra cidade.

Conhecido pelo próprio torcedor gremista como zagueiro selvagem, subiu para o profissional no meio do ano e ganhou a primeira oportunidade do técnico Paulo Autuori  tendo a responsabilidade de jogar improvisado na lateral direita o Gre-Nal que comemorava os 100 anos de rivalidade dos clubes gaúchos.

Fazendo uma atuação destacada, foi responsável por anular o atacante colorado, Nilmar. Também marcou presença no ataque do adversário, fazendo belas jogadas e sendo aplaudido ao fim do jogo pela torcida por sua ótima atuação. Nesse jogo, o Grêmio venceu o Internacional por 2-1 em jogo realizado no Eatádio Olímpico Monumental, válido pelo Campeonato Brasileiro de Futebol. Ao logo do ano, disputou 19 jogos da competição nacional, sendo 18 deles começando como titular.

Chegou a atuar de volante em alguns jogos do Grêmio em 2009, sendo um jogador bastante proveitoso e logo cedo no profissional, já chamando a atenção de alguns clubes do exterior, entre eles, os campeões da UEFA Champions League, FC Porto de Portugal e a Internacionale de milão de Portugal e Itália, respectivamente. É comparado por muitos comentaristas e especialistas do futebol como o sucessor do zagueiro Lúcio, capitão da seleção brasileira de futebol nesse ano e Campeão Mundial no ano de 2002. No mês de dezembro, foi um dos titulares utilizados no decisivo jogo contra o Flamengo, sua atuação foi a melhor da equipe e no final da partida, foi considerado um dos homens do jogo.


2010 

No ano de 2010, seu time anunciou o novo treinador, o ex-Avaí, Silas. Com a zaga preenchida por Rafael Marques e Maurício que foi trazido do Palmeiras, Mário Fernandes começou a atuar mais improvisadamente na lateral direita, apesar de preferir jogar de zagueiro. Foi titular em toda a campanha gremista na conquista da Taça Fernado Carvalho, equivalente ao primeiro turno do gaúchão. Na final, foi um dos melhores em campo em jogo contra o Novo Hamburgo, que o tricolor gaúcho derrotou por 1x0, gol de Ferdinando. Ao final da partida, Silas chegou a dizer aos repórteres que para jogar na zaga, Mário deveria tomar cafés da manhã reforçados para ganhar massa muscular.

Na final do campeonato gaúcho de Futebol de 2010, jogou a partida inteira na zaga ao lado de Rodrigo. Foi fundamental ao marcar o atacante Walter, jogo que o Grêmio derrotou o Internacional no Estádio Beira Rio por 2-0. No jogo de volta, realizado no Estádio Olímpico, sua equipe perdeu por 1-0, mas na soma dos resultados, o tricolor acabou sagrando-se campeão da competição. Foi o primeiro título expressão de Mário Fernandes, que atuou 16 partidas e marcou um gol contra o Esportivo de Bento Gonçalves ainda no começo do torneio. No começo do Campeonato Brasileiro de Futebol, devido a grande fase juntamente com o atacante Neymar, do Santos, dividiam a posição de melhor revelação do futebol brasileiro do ano.

Porém, mesmo com a ótima fase, seu 2010 acabou não terminando como Mário planejava. Devido a uma lesão no ombro direito enquanto jogava um Gre-Nal na cidade de Erechim, teve que ser submetido a uma cirurgia no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. Participou dos jogos do Grêmio da Copa do Brasil de Futebol machucado, porém contra o Avaí, em Florianópolis, voltou a sentir dores e ficou meses afastado. Voltou a jogar uma partida oficial somente no mês de outubro, mas não repetiu as mesmas atuações devido a falta de ritmo. No Brasileiro, disputou apenas duas partidas, competição a qual sua equipe ficou em quarto lugar, garantindo vaga para a Copa Libertadores da América. Com a sua ausência, foi contratado para seu lugar, o lateral direito Gabriel que estava jogando pelo Panathinaikos da Grécia.
2011

Começou o ano de 2011 pouco relacionado nos jogos da Libertadores, perdendo espaço para Gabriel na lateral direita e para os zagueiros Paulão e Rodolfo. Com isso, disputou alguns jogos do Campeonato Gaúcho de Futebol, competição onde o Grêmio se sagrou campeão do primeiro turno ao derrotar novamente no Estádio Olímpico Monumental o SER Caxias. Após um empate em 2x2 no tempo normal, vitória por 4x2 nas cobranças de pênaltis. No campeonato estadual, jogou 16 partidas e marcou um gol.

Com a venda de Paulão para o futebol chinês, a lesão de Rodolfo logo na primeira rodada do brasileiro contra o Corintians e de Gabriel, Mário Fernandes começou a ter mais chances nas posições de lateral direito e zagueiro. Com um desempenho excelente, sendo escalado diversas vezes como o homem do jogo e presença na seleção da rodada do torneio, o garoto começou a ganhar destaque novamente, chamando a atenção de times internacionais e potencias do futebol. Após a venda do amigo e companheiro de equipe, Neuton para a Udinese da Itália, outro clube do mesmo país, a Juventos, se interessou em Mário, segundo o jornal português Record. Por escolha do próprio Mário Fernandes, decidiu permanecer para adquirir experiência no Brasil. Seu contrato com o clube vai até 2015 e sua multa rescisória gira em torno de 38 milhões de reais, uma das mais caras do país.

Nesse mesmo ano, com a troca de treinadores e Celso Roth assumindo o cargo, Mário Fernandes virou titular absoluto, o que não se tinha visto muito na era Renato Portaluppi. Se destacou em jogos importantes, como o Grenal que levantou a moral da equipe após derrotas e chegar a ser candidato a rebaixamento.

Também foi fundamental ao marcar Ronaldinho Gaúcho no reencontro do craque com a torcida do Grêmio após as polêmicas no começo do ano do jogador preferir o Flamengo ao clube gaúcho. Sua velocidade, presença ofensiva e criação de jogadas pelo lado direito chamou a atenção do técnico Mano Menezes que o passou a observar e chamou para disputar as partidas do Superclássico das Américas contra a Argentina no dia 5 de Setembro, e no dia 22 de Setembro. No Campeonato Brasileiro de Futebol jogou 33 partidas, marcou 1 gol e deu 7 assistências. Esteve cotado para estar presente no Prêmio Craque do Brasileirão de 2011 entre os melhores laterais direitos da competição, para muitos a sua ausência na lista dos três melhores do Brasileirão 2011 foi uma represália por parte da CBF, já que Mário se negou a defender a seleção em Setembro contra a Argentina. Nas últimas semanas do ano o nome de Mário esteve vinculado a uma possível transferência para o poderoso Real Madrid, tanto que o jogador foi capa do jornal espanhol Marca por dois dias seguidos.
2012

Na 1º rodada do Campeonato Gaúcho de 2012, Mário Fernandes foi o único jogador do Grêmio presente na seleção da rodada.No Clássico Grenal disputado em 5 de Fevereiro, válido pela 5º rodada, Mário Fernandes que estava sendo o principal jogador do Grêmio no 1º tempo, sofreu uma falta violenta e na queda machucou o ombro direito, com isso deve desfalcar o Grêmio de 3 a 4 semanas.No dia 7 de Março, foi divulgada um relatório da Pluri consultoria revelando os 25 jogadores mais valiosos da copa do brasil 2012, Mário Fernandes foi considerado o 6º jogador mais caro, avaliado em 15,3 milhões de reais.

Polemicas

Mário Fernandes é jovem, mas já foi alvo de polêmicas e tem sido apelidado carinhosamente pela torcida gremista de fujão pelos seguintes casos. No início de 2010, fugiu da delegação de juniores da equipe, ficando desaparecido por dias, dando preocupação aos fãs gremistas e a diretoria do clube. 10 dias depois, em 17 de março, foi encontrado por câmeras desembarcando em um avião no aeroporto da cidade de São Paulo. Após retornar a Porto Alegre, negou estar com depressão, querendo apenas visitar os familiares, com quem estava com saudade. A notícia de seu desaparecimento esteve presente em noticiários do país inteiro.
Em 22 de setembro, após ficar de fora da primeira partida do Superclássico das Américas, Mário Fernandes dissenão a Seleção Brasileira, ficando de fora da convocação de Mano Menezes. A notícia chocou o mundo, pois segundo jornalistas, estar na seleção é o sonho de todo o jogador e Mário estava desperdiçando as chances de até mesmo ser convocado para uma possível disputa de Olimpíadas de 2012 em Londres. Em sua primeira coletiva após o incidente, Mário disse que não estava preparado para tal desafio, querendo estar a disposição do treinador para os demais jogos mais tarde.Mesmo ficando de fora do segundo jogo, participou da comissão técnica do primeiro, sendo campeão do torneio entre as nações.
Seleção Brasileira

Em 5 de Setembro de 2011, após destaque no Campeonato Brasileiro de Futebol, foi chamado pelo técnico Mano Menezes para integrar como lateral direito na Seleção Brasileira de Futebol para a disputa do Superclássico das Américas, campeonato ao qual foi campeão, mas não chegou a disputar uma partida sequer.




TÍTULOS

Grêmio
  • Campeonato Gaúcho de 2010
Seleção Brasileira
  • Super Clássico das Américas:2011

PRÊMIOS INDIVIDUAIS

  • Seleção do Campeonato Gaúcho: 2010
  • Troféu Armando Nogueira: 2º Melhor Lateral-Direito do Campeonato Braseleiro
  • Bola de Prata: 2011

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Entrevista EXCLUSIVA com um ídolo: Valdir Espinosa

O Imortal News, por Maikon Marques, preparou uma 
entrevista, com o grande ídolo dos gremistas, mestre Valdir Espinosa. Na sua época como jogador  as suas maiores conquistas  atuando pelo Gremio foram a Taça Libertadores da América e a Copa Intercontinental (ambos em 1983). Atualmente Valdir Espinosa é treinador de futebol. Confira a entrevista concedida pelo ídolo gremista, para o Imortal News.




Entrevista:


1) Imortal News: Esse é um ano importante para o nosso Gremio, voce acha que o grupo esta preparado para conquistar titulos ??

 Valdir Espinosa: Esta ficando com um time forte. Prejudicado por lesoes .Mas é candidato a titulos.

2) Imortal News: Você pensa em treinar o Gremio um dia?? 

Valdir Espinosa: Um dia com certeza voltarei.


3) Imortal News: Qual foi a partida que mais marcou pra voce mestre em sua passagem pelo Gremio??

Valdir Espinosa: O jogo do titulo Mundial

4) Imortal News: Professor, pensa em se eleger para presidente do Gremio no futuro ??

Valdir Espinosa: Nao como presidente,mas ainda existe uma nova historia a ser escrita por mim no Gremio.

5) Imortal News: Poderia falar um pouco sobre o que você espera do Gremio nessa temporada ??

Valdir Espinosa: O que todo torcedor espera e eu sou um, espero por TITULOS !!

6) Imortal News: Qual jogador que voce mais se espelhava na sua epoca? Por que?

Valdir Espinosa: Meu maior idolo,AIRTON.Aprendi muito como jogador e muito do que aprendi,uso como treinador

7) Imortal News: O que o mestre tem a dizer para a nação tricolor ??

Valdir Espinosa: O que sempre digo, "fé", esta é a palavra forte que mexe com nós gremistas.

8) Imortal News: O que o mestre achou do meu blog?? 

Valdir Espinosa: Muito bom, parabéns.

Obrigado pela entrevista concedida e pela atenção mestre, Valdir Espinosa, suas palavras valem ouro!









quarta-feira, 11 de abril de 2012

[PÓS-JOGO] Grêmio 3 x 0 Ipatinga - Copa do Brasil 2012




O Grêmio passou para as oitavas de final da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira. Com um atuação não tão boa, mas com o resultado satisfatório de 3 a 0 sobre o Ipatinga, no Olímpico, o time gremista contou mais uma vez com gols argentinos, de Miralles e Bertoglio. Léo Gago completou o placar.

A espera agora é pelo . Náutico e Fortaleza jogam a primeira  da  fase nesta . Quem passar pega o time de Porto Alegre. O próximo desafio tricolor é no domingo, às 16h, no Olímpico, contra o Ypiranga, pelas quartas de final da Taça Farroupilha, segundo turno do Gauchão.

O JOGO

Aquela velha máxima do horário se repetiu: teve gente que não viu o  do Grêmio. Porque mal tinha rolado a bola e o Tricolor já havia aberto o placar. Aos dois minutos, o Grêmio praticamente matou o jogo, se somada a vantagem que já tinha de 1 a 0 no duelo de ida. Marco Antônio ficou com a sobra depois de bate-rebate no meio e deu passe para Bertoglio às costas da zaga. O argentino driblou o goleiro abriu o escore.

O saudado retorno de Marco Antônio já estava funcionando. Mas independentemente do passe para o gol, o camisa 11 gremista mostrou boa movimentação e deu outra cara ao meio de campo. Sua movimentação casou com a de Bertoglio. A partir do gol, mesmo que cedo, o Grêmio teve uma estratégia de contra-ataque dentro de casa: a marcação mais forte começava na intermediária. Bertoglio recebia os lançamentos longos de Marco Antônio na frente para tentar surpreender o Ipatinga.

Foram duas as , que exemplificam a estratégia. A primeira, dos mineiros. Depois de troca de passe extensa, com quase um minuto, o que denota posse de bola, o Ipatinga quase marcou. Bruninho e Wellington tramaram pela esquerda. A bola chegou a Jonatas Obina, que driblou na  esquerda e serviu Wellington. A finalização, porém, saiu bloqueada.

Três minutos depois, aos 23, Marco Antônio quase ampliou. Ele e Bertoglio tabelaram. O meia ficou no mano a mano, deu uma caneta em Claudio Luiz e ficou cara a cara com Bruno. Só que o arremate saiu fraco, e o goleiro mineiro conseguiu impedir o 2 a 0.

Nos minutos próximos aos 30, o Grêmio retomou o controle do jogo e o levou até o fim do primeiro . Avançou seus jogadores e marcou mais forte, sem sofrer riscos. Souza, em duas oportunidades, assustou Bruno com uma cabeçada e com chute de fora da área, aos 40 e 45.

ETAPA FINAL

O segundo tempo iniciou do mesmo modo que terminou o primeiro. O Grêmio mostrava a intenção de ter o domínio das ações, de propor o jogo, mas não conseguia criar nenhuma chance. Já o Ipatinga se resguardou mais, mas era perigoso em alguns contra-ataques.

Bertoglio e Marco Antônio não repetiram o entrosamento do primeiro tempo. O argentino não conseguiu puxar as escapadas, e logo foi substituído por Miralles. Na verdade, André Lima quem sairia, mas o centroavante gritou feito louco afirmando que o companheiro de ataque estava cansado.

O Ipatinga assustou o Grêmio em duas oportunidades. Primeiramente aos 13, quando Leandro Brasília girou dentro da área após cruzamento de Fabinho e bateu fraco, no meio do gol. Depois, na frente de Victor, Jonatas Obina perdeu gol feito, na pequena área. Era a chance de complicar a vida e dar chance à zebra.

Sonolento. Sem nem o Ipatinga criar mais grandes chances, nem o Grêmio mostrar interesse, o jogo se encaminhava para um final sem emoções. Mas aí brilhou a estrela de Miralles. O argentino recebeu bola na meia esquerda, aos 30. Mirou e mandou o torpedo no ângulo esquerdo de Bruno, quase como o gol do fim de semana, de chapa.

A partir disso, o Ipatinga perdeu o rumo. Mais dois cartões amarelos foram dados, e o Grêmio ainda ampliou com Léo Gago. Como no primeiro jogo, o volante bateu de canhota, de muito longe, e surpreendeu o goleiro Bruno para dar números finais ao placar.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 3 X 0 IPATINGA

Local: Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data/hora: 11/4/2012 – 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da  (RJ)
Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Michael Correia (RJ)
Público/Renda: 15.775/ R$ 170.313,25
Cartões amarelos: Gilberto Silva, Werley (G) Kaká, Fabinho e Wellington Bruno (I)

GOLS: Bertoglio 2'/1ºT (1-0), Miralles 30'/2ºT (2-0) e Léo Gago 39'/2ºT (3-0)

GRÊMIO: Victor, Gabriel, Gilberto Silva, Werley e Julio Cesar; Fernando, Léo Gago, Souza e Marco Antônio (Felipe Nunes – 26'/2ºT); Bertoglio (Miralles – 16'/2ºT) e André Lima (Leandro – 35'/2ºT) – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

IPATINGA: Bruno, Fabinho (Laécio – 43'/2ºT), Claudio Luiz, Azevedo e Bruninho; Everton, Leanderson, Marcel (Kaká – 19'/2º), Wellington Bruno e Leandro Brasília (Diney – 38'/2ºT); Jonatas Obina – Técnico: Ney da Matta.

Pré Jogo: Grêmio X Ipatinga


O Grêmio pega hoje o Ipatinga no estádio Olímpico Monumental, a escalação do Gremio está confirmada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, o tricolor deve ir a campo com Victor,Gabriel, Werley, G.Silva  e Pará: Souza, Léo Gago, Fernando e Marco Antônio: Facundo Bertoglio e André Lima. O Grêmio vai no seu estilo de jogo tradicional, que é o 4-4-2, mas também pode alternar durante o jogo com o 4-5-1,ai Facundo Bertoglio seria peça chave nessa alternância de esquema durante o jogo, o argentino estaria indo mais pro meio, porém deixaria André Lima na frente isolado. Já o time do Ipatinga, chega cheio de esperança para encarar a partida de logo mais, o técnico do Ipatinga não confirmou nada até o momento sobre o time que entrará em campo hoje a noite. O time mineiro deve ir a campo com: Bruno;Gedeon(Fabinho),Cláudio Luiz, Azevedo e Bruninho;Everton,Leanderson,Leandro Brasília e Wellington: Bruno (Kaká): Jonatas Obina (Moisés) e Laécio. O tricolor tem tudo para encaminhar uma classificação com tranquilidade, pois esta com a vantagem, o tricolor ganhou o jogo de ida por 1 x o.

Entrevista EXCLUSIVA com a musa do Grêmio: Marilisy Antonelli

O Imortal News, por Maikon Marques, preparou uma 
entrevista, com a musa Marilisy Antonelli, que ganhou o prêmio de musa do Brasileirão de 2011, pelo Grêmio. Foi uma entrevista em que a musa revelou alguns fatos importantes. 
Confira a entrevista do Imortal News com a musa tricolor:




Entrevista:


1) Imortal News: Fale um pouco sobre você:


Marilisy Antonelli: Eu sou isso ai que todo mundo vê mesmo, uma criança, brincalhona, torcedora gremista com paixão e cheia de sonhos.


2) Imortal News: Como foi a emoção de ser musa do Brasileirão de 2011 ?


Marilisy Antonelli: Foi demais! Representar meu time querido, do coração, foi bom  demais, saber que toda essa torcida linda estava do meu lado, isso não tem preço!


3) Imortal News: Você é musa do Grêmio desde quando ?


Marilisy Antonelli: Sou musa pelo brasileiro de 2011 e pelo gaúcho de 2012.


4) Imortal News: Como foi seu começo como musa ?


Marilisy Antonelli: Na realidade não teve começo, tudo aconteceu muito por acaso.


5) Imortal News: O que você sonha em conquistar ainda ?


Marilisy Antonelli: Como gremistona que sou, títulos pro meu time, me faria muito feliz.
Agora o título pra minha vida já tenho o suficiente, já fui musa em dois campeonatos importantes. Um título como rainha da espofeira centro sul, respresentando meu time. Agora é só realização profissional e pessoal mesmo, que chega com o tempo.


6) Imortal News: Quem te incentivou a ser gremista?
Ninguem me incentivou não, foi aquela historia lá que eu contei, simplesmente me apaixonei, cresci, e indo mais a fundo, conhecendo melhor o grêmio, me apaixonei pela raça, pela torcida…
7) Imortal News: O que você tem a dizer para a torcida gremista ?


Marilisy Antonelli: Não existe torcida mais linda, carinhosa e guerreira que a nossa! Esses dias, tive o privilegio de esta na companhia de Mazaroppi e ele logo largou " Queria que no meu tempo tivesse essa torcida fanática que o Grêmio tem hoje, os caras entrariam no foço, não perderíamos uma partida". Isso se referindo a Geral. Geral sua linda!

Imortal News: Obrigado por conceder essa entrevista, sucesso!


Marilisy Antonelli: Obrigada você, beijos !


Obrigado pela atenção dada pela linda musa gremista, Marilisy Antonelli.





segunda-feira, 9 de abril de 2012

Entrevista EXCLUSIVA com o jogador do Gremio: Guilherme Biteco

O Imortal News, por Maikon Marques, preparou uma 
entrevista, com o jogador Guilherme Biteco, meio campista, muito habilidoso, das categorias de base do Grêmio. O jovem jogador chegou a estar no grupo profissional no inicio dessa temporada, porém recebeu poucas oportunidades e voltou para as categorias de base, e agora esta disposto a dar a volta por cima e retornar para o elenco profissional. Confira a entrevista do Imortal News com o jogador Biteco:


Entrevista: 


1) Imortal News: Você pretende permanecer por muito tempo no Grêmio ?


Biteco: Pretendo sim, por que o Grêmio é o meu time de coração e como sempre falo o Grêmio é a minha casa.
2) Imortal News: Qual o seu maior objetivo ?


Biteco: O meu maior objetivo é voltar para o elenco profissional e lutar para me manter lá, depois ganhar títulos importantes pelo clube.


3) Imortal News: Em qual jogador de futebol você se espelha ?
Biteco: Eu gosto muito do Carlos Eduardo, Douglas Costa e o Anderson.


4) Imortal News: O que você tem a dizer para os torcedores gremistas ?


Biteco: Pode ter certeza, vou dar muito orgulho pra eles.


5) Imortal News: O que você acha da torcida do Grêmio ?


Biteco: Muito empolgante, ta sempre ajudando o time, colocando pra cima, é demais.


O Imortal News agradece pela atenção do jogador Guilherme Biteco, por conceder essa entrevista. 




Vitor Junior pode ser reforço do Grêmio


O Grêmio pode estar acertando a contratação do meia Vitor Júnior, do Corinthians. Pouco aproveitado no time paulista, o jogador poderia acertar o empréstimo até o final do ano com o Tricolor.

Como o Imortal News já havia antecipado, o Grêmio teria tentado a transferência em outro momento, porém a negociação foi barrado por Tite, técnico do time paulista.

Agora, Tite teria ligado para Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio, indicando o jogador ao Tricolor. Além disso, Luxa trabalhou com Vitor em outro momento, outro fato que poderia trazê-lo ao Estádio Olímpico.

- Não precisaria da indicação do Tite, até porque Luxemburgo já trabalhou com o jogador, disse Paulo Pelaipe, diretor do Grêmio

Vitor Junior foi destaque do Atlético/GO em 2010 e 2011. Contratado no início do ano pelo Corinthians, o jogador não recebeu oportunidades e ainda não conseguiu desempenhar seu melhor futebol no time paulista. O jogador, que é gaúcho de Porto Alegre, já teria até informado a amigos sobre sua transferência.

domingo, 8 de abril de 2012

[PÓS-JOGO] Grêmio 3 x 1 Caxias - Campeonato Gaúcho 2012

O Grêmio entrou em campo com o  . Kleber e Marcelo Moreno, machucados, ficaram de fora. Mas ninguém no Olímpico sentiu a falta dos titulares. Afinal, Miralles e André Lima fizeram um gol cada e foram decisivos na  do Tricolor sobre o Caxias, por 3 a 1, pela última rodada da Taça Farroupilha. O outro gol da equipe foi do zagueiro Naldo. Rafael Santiago descontou.

A vitória gremista foi decidida ainda na primeira etapa. O time relaxou no segundo , mas saiu com a vitória. Agora, o Tricolor joga na próxima quarta-feira com o Ipatinga, no Olímpico, pela Copa do Brasil.

O Caxias está eliminado da Taça Farroupilha, mas, como foi o da Taça Piratini, está garantido na decisão do Campeonato Gaúcho. Até lá, a equipe vai ficar treinando e se preparando para a decisão.

O Grêmio prestou uma homenagem ao ex-jogador Airton Pavilhão, que faleceu na última terça-feira, vítima de uma infecção generalizada. Os jogadores atuaram com o nome do ídolo nas costas do uniforme e entraram em campo com uma faixa e uma camisa comemorativa em homenagem ao zagueiro, considerado um dos maiores da história clube.

O JOGO


O início do jogo mostrou bem o que seria o primeiro tempo. Logo no início, Léo Gago cobrou falta no ângulo, mas o goleiro Paulo Sérgio defendeu. Depois disso, o Caxias esboçou uma presão, chegou a ter algumas chances, mas em pouco tempo veio um banho de água fria.

Aos 13 minutos, em uma "jogada argentina', Bertoglio deu um belo passe em profundidade para Miralles. O atacante, que fazia sua estreia em 2012, recebeu na entrada da área, passou pelo zagueiro e chutou no ângulo. Na comemoração, a torcida gritou bastante seu nome.

O gol abalou os visitantes e deu mais confiança para o Grêmio. Pouco depois, Souza arriscou de longe, mas a foi para fora. A equipe tinha o controle da partida, apesar de que o Caxias chegou a assustar com duas chegadas do meia Paraná.

Mas o Grêmio não estava disposto a dar chance ao . Aos 34, Léo Gago cruzou na área e Naldo cabeceou para ampliar. A partir daí, foi pressão total do time da casa. Miralles teve a chance de fazer o terceiro, mas desperdiçou.

Quem não deixou passar foi o seu  de ataque. Após uma boa troca de passes, Bertoglio tocou para André Lima, que driblou o goleiro e tocou para o gol. Será que alguém no estádio percebia que o Grêmio jogava com ataque reserva?

CAXIAS VOLTA MELHOR

Grêmio e Caxias voltaram para o segundo tempo em ritmo de . Antes mesmo de a bola rolar, o volante Souza declarou que era preciso administrar, afinal, a equipe teinha um importante confronto no meio da semana, pela Copa do Brasil.

O jogo seguia em ritmo lento e, logo aos nove, Bertoglio deu um susto na torcida gremista, quando foi substituído por Leandro e ficou no banco de  com uma bolsa de gelo na coxa. Logo depois, Miralles foi substituído por Felipe Nunes e saiu ovacionado.

O Grêmio visivelmente relaxou na partida. Com isso, o Caxias melhorava e começava a voltar a gostar do jogo. Aos 19, a equipe diminuiu a vantagem com Rafael Santiago, em um belo chute de fora da área. Logo depois, Rafael Ueta quase fez outro, mas chutou para fora.

O gol animou o Caxias, que passou a dominar a partida. A equipe chegou a ter algumas chances de gol, mas o Grêmio soube controlar a partida e manter o resultado e a vitória até o final.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 3X1 CAXIAS


Local: Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data/hora: 8/4/2012 – 16h (de Brasília)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Auxiliares: Lúcio Beiersdorf Flor (RS) e Edemar L. Palmeira (RS)
Cartão amarelo: Tiago (Caxias); Fernando (Grêmio)

Gols: Miralles, 13'/1ºT (1-0); Naldo, 34'/1ºT (2-0); André Lima, 40'/1ºT (3-0); Rafael Santiago, 19'/2ºT (3-1)

GRÊMIO: Victor, Gabriel, Werley, Naldo e Julio Cesar; Fernando, Léo Gago, Souza e Bertolgio (Leandro); Miralles (Felipe Nunes) e André Lima – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

CAXIAS: Paulo Sérgio; Michel, Lacerda, Tiago e Fabinho; Umberto, Paraná (Rafael Ueta), Mateus e Wangler; Marcos Paulo (Rafael Santiago) e Vanderlei (Juninho) – Técnico: Paulo Porto.