sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Gre-Nal comparado: Jogador por jogador, quem brilha mais


Comentaristas escolhem os melhores do clássico em cada posição

Gre-Nal comparado: Jogador por jogador, quem brilha mais Editoria de Arte/
MURIEL xMARCELO GROHE
Ruy Carlos Ostermann - Muriel está em um nível mais alto, além de ter maior continuidade na equipe e de já ter dado todas as respostas. Mas Grohe é um bom goleiro.
Maurício Saraiva - Muriel vive grande momento há mais tempo, não tem oscilado nunca e leva vantagem.
Nando Gross - Muriel está em grande fase e chega com mais ritmo de jogo do que Grohe.
NEI X EDILSON
Ruy - Nei. Tem muita movimentação, uma percepção interessante das jogadas de frente e contundência como lateral. É o que um lateral precisa ser.
Maurício - Nei tem muito vigor, porém, não vem bem no quesito técnico. Nesse momento, Edilson leva vantagem, especialmente pelo cruzamento qualificado e pelo apoio.
Nando - Nei tem mais noção do lugar. Defende melhor, mas eles se equivalem no apoio.
BOLÍVAR X WERLEY
Ruy - Bolívar é um jogador com maior experiência, sobretudo em Gre-Nais, mas Werley vem atuando com segurança. Empate.
Maurício - Embora Bolívar tenha recuperado o seu bom futebol, Werley surge como a grande afirmação da defesa gremista até agora. Ponto para ele.
Nando - Bolívar está bem, mas Werley está em um momento superior.
ÍNDIO X GILBERTO SILVA
Ruy - Gilberto Silva, pela experiência de Seleção Brasileira, pela tradição e pelo reconhecimento. Índio é um histórico do Inter e dos Gre-Nais, mas fico com Gilberto.
Maurício - Entre esses dois experientes, Índio surpreende pela força que ostenta desde o início da temporada e vai em vantagem para o clássico.
Nando - Gilberto Silva. Achou o seu lugar na equipe do Grêmio, tem sido decisivo na formação de Luxemburgo.
KLEBER X PARÁ
Ruy - Embora indolente, por vezes, Kleber tem boa técnica e experiência para encarar o clássico e ser um dos destaques. Pará vem atuando bem, mas Kleber é superior.
Maurício - Kleber é do lugar, tem um passe precioso, joga no atalho. Pará está improvisado, não se sente à vontade na esquerda. Ponto para Kleber.
Nando - Kleber. Está voltando de lesão, mas tem uma técnica refinada, é um jogador de Seleção Brasileira e pode desequilibrar, se estiver inspirado.
YGOR X FERNANDO
Ruy - Fernando. Ainda que Ygor tenha uma importância muito grande para o sistema defensivo do Inter, o volante do Grêmio é referência para o time.
Maurício - Ygor está em melhor momento, mas tem menos potencial do que Fernando. O volante gremista é mais técnico e veloz, além de manter o poder de marcação.
Nando - Fernando, pois ele defende e ataca com qualidade. É um jogador superior, tem nível de Seleção Brasileira.
FRED X SOUZA
Ruy - Souza é mais experiente, tem boa técnica, embora Fred tenha a movimentação como o seu ponto forte.
Maurício - Fred é uma excelente promessa. No entanto, perde a disputa para Souza, se for desempenhar a função de volante. Nessa tarefa, Souza é de primeiro nível, está mais pronto do que o rival.
Nando - São jogadores diferentes. Fred é mais ofensivo, tem o drible e a assistência para o gol. Souza é um volante de qualidade. Acho o Fred com um maior potencial para este Gre-Nal.
GUIÑAZU X ZÉ ROBERTO
Ruy - Empate. Guiñazu tem uma importância capital para o Inter. Zé Roberto é igualmente fundamental para o Grêmio, caso consiga jogar tudo o que sabe.
Maurício - Guiñazu é ídolo colorado e nunca diminui a intensidade do seu jogo. Porém, na função de articulador, Zé Roberto é melhor em termos técnicos e ajudou o seu time. Levíssima vantagem para o meia gremista.
Nando - Dois grandes jogadores, Zé Roberto joga mais à frente. Eles cumprem funções diferentes em seus times, mas fico com Zé Roberto pelo seu potencial de ataque.
DÁTOLO X ELANO
Ruy - Elano, sem dúvida. Tem maior categoria, é um jogador de Seleção Brasileira, e trata-se de uma referência para a equipe.
Maurício - Além de Dátolo estar voltando de lesão, seu prejuízo em relação a Elano é que o meia gremista virou o centro da criação do seu time. Dois bons jogadores, mas vantagem para o ex-santista.
Nando - Dátolo já foi o jogador mais importante do Inter, mas, no momento, está voltando de lesão e Elano tem sido decisivo na equipe de Luxemburgo. Elano, portanto.
FORLÁN X KLEBER
Ruy - Kleber tem a experiência do futebol brasileiro, algo que ainda falta a Forlán, e está mais fixado no time do Grêmio que Forlán no Inter. Quando Forlán começar a jogar bem será superior a Kleber, mas, no momento, não é.
Maurício - Ainda não é o Forlán da Copa de 2010, como Kleber ainda não é o melhor Kleber de antes da fratura. O uruguaio tem mais recursos técnicos e costuma crescer em jogo grande.
Nando - Forlán é um jogador de alta técnica e o craque da última Copa. Está longe da sua melhor condição, mas pela capacidade pode definir o jogo. Kleber é o grande nome do Grêmio, um jogador terminal e decisivo. Mas Forlán é um craque e fico com ele.
LEANDRO DAMIÃO X MARCELO MORENO
Ruy - Leandro Damião, sem dúvida. É um dos principais centroavantes do futebol na atualidade. Mas o Marcelo Moreno tem sido decisivo para o Grêmio. A Dupla está bem servida.
Maurício - Moreno vive um grande momento no Grêmio, é bom atacante. Mas Damião é o centroavante titular da Seleção Brasileira, vem de boa performance na Olimpíada, e é melhor na função específica de camisa 9.
Nando - Leandro Damião. É um dos grandes camisas 9 em atividade e é o titular da Seleção Brasileira.
FERNANDÃO X LUXEMBURGO
Ruy - Luxemburgo, pela tradição como técnico vitorioso, por ser referência nacional e pela montagem da equipe. Fernandão está começando.
Maurício - O começo de Fernandão como técnico é promissor. Entretanto, não resta dúvida de que Luxemburgo é um treinador com mais recursos nesse momento. Sua experiência somada à redescoberta do prazer de trabalhar desde que chegou ao Grêmio colocam-lhe em vantagem.
Nando - Vanderlei Luxemburgo está entre os melhores do país, é um nome afirmado. Fernandão está começando a carreira.

Luxemburgo abandona mistério e garante presença de Marcelo Moreno no Gre-Nal



Técnico ainda segue com dúvida nas laterais: Edilson, Pará e Pico disputam duas vagas



Luxemburgo abandona mistério e garante presença de Marcelo Moreno no Gre-Nal Lucas Uebel, Divulgação/

O técnico Vanderlei Luxemburgo parece ter mudado de ideia nos últimos dias. Após o jogo contra o Coritiba, afirmou que faria todo o mistério possível para o Gre-Nal. No entanto, nesta sexta, agiu diferente. Não só abriu o treino para a presença de jornalistas e torcedores como também garantiu a presença do atacante Marcelo Moreno no clássico 393.

— O time está praticamente escalado e o Marcelo vai jogar. Não tem como passar uma situação diferente. Tirando o Pico, o Edilson e o Pará, na definição dos laterais, está tudo encaminhado — disse o treinador, para completar:

— Já conversei com o médico e o Moreno não tem problema algum. Ele e o Gilberto não treinaram hoje pela recuperação. Até domingo, temos que trabalhar dessa forma: a recuperação é o treinamento. Se não acontecer nada, a única dúvida que estou falando é essa nas laterais.

Assim, a base do Grêmio para o clássico 393 está praticamente definida. O time deve entrar às 16h deste domingo no gramado do Beira-Rio com o seguinte time: Marcelo Grohe, Edilson, Werley, Gilberto Silva e Pará (Pico); Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno.