quarta-feira, 11 de abril de 2012

[PÓS-JOGO] Grêmio 3 x 0 Ipatinga - Copa do Brasil 2012




O Grêmio passou para as oitavas de final da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira. Com um atuação não tão boa, mas com o resultado satisfatório de 3 a 0 sobre o Ipatinga, no Olímpico, o time gremista contou mais uma vez com gols argentinos, de Miralles e Bertoglio. Léo Gago completou o placar.

A espera agora é pelo . Náutico e Fortaleza jogam a primeira  da  fase nesta . Quem passar pega o time de Porto Alegre. O próximo desafio tricolor é no domingo, às 16h, no Olímpico, contra o Ypiranga, pelas quartas de final da Taça Farroupilha, segundo turno do Gauchão.

O JOGO

Aquela velha máxima do horário se repetiu: teve gente que não viu o  do Grêmio. Porque mal tinha rolado a bola e o Tricolor já havia aberto o placar. Aos dois minutos, o Grêmio praticamente matou o jogo, se somada a vantagem que já tinha de 1 a 0 no duelo de ida. Marco Antônio ficou com a sobra depois de bate-rebate no meio e deu passe para Bertoglio às costas da zaga. O argentino driblou o goleiro abriu o escore.

O saudado retorno de Marco Antônio já estava funcionando. Mas independentemente do passe para o gol, o camisa 11 gremista mostrou boa movimentação e deu outra cara ao meio de campo. Sua movimentação casou com a de Bertoglio. A partir do gol, mesmo que cedo, o Grêmio teve uma estratégia de contra-ataque dentro de casa: a marcação mais forte começava na intermediária. Bertoglio recebia os lançamentos longos de Marco Antônio na frente para tentar surpreender o Ipatinga.

Foram duas as , que exemplificam a estratégia. A primeira, dos mineiros. Depois de troca de passe extensa, com quase um minuto, o que denota posse de bola, o Ipatinga quase marcou. Bruninho e Wellington tramaram pela esquerda. A bola chegou a Jonatas Obina, que driblou na  esquerda e serviu Wellington. A finalização, porém, saiu bloqueada.

Três minutos depois, aos 23, Marco Antônio quase ampliou. Ele e Bertoglio tabelaram. O meia ficou no mano a mano, deu uma caneta em Claudio Luiz e ficou cara a cara com Bruno. Só que o arremate saiu fraco, e o goleiro mineiro conseguiu impedir o 2 a 0.

Nos minutos próximos aos 30, o Grêmio retomou o controle do jogo e o levou até o fim do primeiro . Avançou seus jogadores e marcou mais forte, sem sofrer riscos. Souza, em duas oportunidades, assustou Bruno com uma cabeçada e com chute de fora da área, aos 40 e 45.

ETAPA FINAL

O segundo tempo iniciou do mesmo modo que terminou o primeiro. O Grêmio mostrava a intenção de ter o domínio das ações, de propor o jogo, mas não conseguia criar nenhuma chance. Já o Ipatinga se resguardou mais, mas era perigoso em alguns contra-ataques.

Bertoglio e Marco Antônio não repetiram o entrosamento do primeiro tempo. O argentino não conseguiu puxar as escapadas, e logo foi substituído por Miralles. Na verdade, André Lima quem sairia, mas o centroavante gritou feito louco afirmando que o companheiro de ataque estava cansado.

O Ipatinga assustou o Grêmio em duas oportunidades. Primeiramente aos 13, quando Leandro Brasília girou dentro da área após cruzamento de Fabinho e bateu fraco, no meio do gol. Depois, na frente de Victor, Jonatas Obina perdeu gol feito, na pequena área. Era a chance de complicar a vida e dar chance à zebra.

Sonolento. Sem nem o Ipatinga criar mais grandes chances, nem o Grêmio mostrar interesse, o jogo se encaminhava para um final sem emoções. Mas aí brilhou a estrela de Miralles. O argentino recebeu bola na meia esquerda, aos 30. Mirou e mandou o torpedo no ângulo esquerdo de Bruno, quase como o gol do fim de semana, de chapa.

A partir disso, o Ipatinga perdeu o rumo. Mais dois cartões amarelos foram dados, e o Grêmio ainda ampliou com Léo Gago. Como no primeiro jogo, o volante bateu de canhota, de muito longe, e surpreendeu o goleiro Bruno para dar números finais ao placar.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 3 X 0 IPATINGA

Local: Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data/hora: 11/4/2012 – 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da  (RJ)
Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Michael Correia (RJ)
Público/Renda: 15.775/ R$ 170.313,25
Cartões amarelos: Gilberto Silva, Werley (G) Kaká, Fabinho e Wellington Bruno (I)

GOLS: Bertoglio 2'/1ºT (1-0), Miralles 30'/2ºT (2-0) e Léo Gago 39'/2ºT (3-0)

GRÊMIO: Victor, Gabriel, Gilberto Silva, Werley e Julio Cesar; Fernando, Léo Gago, Souza e Marco Antônio (Felipe Nunes – 26'/2ºT); Bertoglio (Miralles – 16'/2ºT) e André Lima (Leandro – 35'/2ºT) – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

IPATINGA: Bruno, Fabinho (Laécio – 43'/2ºT), Claudio Luiz, Azevedo e Bruninho; Everton, Leanderson, Marcel (Kaká – 19'/2º), Wellington Bruno e Leandro Brasília (Diney – 38'/2ºT); Jonatas Obina – Técnico: Ney da Matta.

Nenhum comentário: