sexta-feira, 11 de maio de 2012

[PÓS-JOGO] Grêmio 2 x 0 Fortaleza - Copa do Brasil 2012

Grêmio volta a vencer o Fortaleza e avança na Copa do Brasil









Não foi com a atuação que o torcedor esperava, mas o Grêmio venceu o Fortaleza, por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, no Olímpico, e confirmou a sua classificação às quartas de final da  do Brasil, já que havia superado a  cearense pelo mesmo placar, na última quinta-feira.

Agora o Grêmio de Vanderlei Luxemburgo, que completa 60 anos nesta quinta-feira, aguarda o seu próximo advesário no torneio, que sairá do confronto entre Bahia e Portuguesa, que duelam nesta quinta, em Pituaçu. O novo triunfo diante do Fortaleza foi o sexto do Grêmio em seis jogos na competição. Aproveitamento de 100
%.



A derrota por 2 a 0 no  de ida em pleno Presidente Vargas somada ao fato de o Fortaleza ter o Ceará, no próximo domingo, como rival no segundo jogo da final do  Cearense, motivaram Nedo Xavier, técnico do Leão do Picci, a poupar nove titulares nesta quarta-feira. Até o goleiro João Carlos foi substituído pelo experiente Lopes, ex-Botafogo. Apenas o zagueiro Ciro Sena e o apoiador Esley foram os remanescentes do primeiro duelo contra o Grêmio.

Ter uma boa vantagem (poder ser derrotado por até um gol) para avançar às quartas de final da Copa do Brasil e enfrentar um rival sem nove titulares garantiria facilidades ao Grêmio? Nada disso. O que se viu nos primeiros 20 minutos de jogo foi um Grêmio tendo muita dificuldade para vencer um adversário que marcava com eficiência e ainda atacava com certa qualidade. Prova disso foi a boa chance desperdiçada por Waldison, aos cinco minutos de jogo. O Fortaleza não veio ao Olímpico apenas para se defender.

O Grêmio, talvez motivado pelas broncas de Vanderlei Luxemburgo, foi se encontrando aos poucos. O argentino Bertoglio, que já havia desperdiçado boa oportunidade de gol minutos antes, recebeu belo passe de Edilson, mas finalizou por cima do gol de Lopes, para desespero de Luxa, aos 18 minutos.

A boa marcação do Fortaleza foi sendo vencidas pela movimentação do Grêmio e pela falta de ritmo de 90% da própria equipe cearense. Com isso, os comandados de Luxa tomaram conta do jogo, mas não tiveram a qualidade e a tranquilidade suficientes para abrir o placar e confirmar de vez a vaga para as quartas de final da Copa do Brasil. Faltou inspiração para o Tricolor gaúcho.

SEGUNDO 

Ao analisar o primeiro tempo, Nedo Xavier teve a certeza de que o seu Fortaleza poderia arriscar mais em campo, já que o Grêmio, sem ser o Grêmio que todo e qualquer gremista quer, fez um primeiro tempo bem aquém das suas condições. Por isso, ele sacou o zagueiro Ciro Sena e promoveu a entrada do veloz atacante Assisinho.

A tática da equipe cearense não surtiu o efeito desejado. O Grêmio voltou mais incisivo, disposto. Bertoglio, quem mais lutou nos primeiros 45 minutos, fez fila e foi derrubado por Wallison. Pênalti e gol do volante Léo Gago, o artilheiro do Grêmio na Copa do Brasil com quatro , aos nove minutos.

O Fortaleza foi para o tudo ou nada e ganhou mais um atacante: Marcelo Régis. Só que Wallison fez nova falta em Bertoglio e acabou expulso. Com um a menos e sem a organização do primeiro tempo, o Fortaleza foi presa fácil para o Grêmio, que ainda desperdiçou grande chance de gol. Souza deu passe primoroso para Bertoglio, mas o camisa 7, cara a cara com Lopes, finalizou à direita do goleiro, mas para fora, aos 33 minutos.

A equipe cearense não se deu por vencida, buscou o , mas acabou pagando caro. Com muito espaço em campo, o Grêmio encaixou bom contra-ataque e, após passe de Miralles, ampliou com Bertoglio, o melhor em campo, aos 40 minutos. Não havia tempo para mais nada.  e classificação gremista.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 0 FORTALEZA

Local: Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data/hora: 9/5/2012 – 22h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-DF)
Auxiliares: Nadine Schram Camara Bastos (SC) e Neuza Inês Back (SC)
Renda/Público: R$ 261.522,75/ 17.355 pagantes/20.949 total
Cartões amarelos: Edilson (GRE); Ciro Sena, Wallison (FOR)
Cartões vermelhos: Wallison (FOR), 24'/2T

Gols: Léo Gago, 9'/2T(1-0) e Bertoglio, 40'/2T(2-0).

GRÊMIO: Victor, Edilson, Naldo, Gilberto  e Dener; Fernando, Souza, Léo Gago (Felipe Nunes, 26'/2T) e Marco Antônio; Bertoglio e André Lima (Miralles, 26'/2T) – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

FORTALEZA: Lopes, Gilmak, Ciro Sena (Assisinho, intervalo), Waldison e Guto; Elton, Lucas, Esley (Marcelo Régis, 20'/2T) e Bismark; Waldison e Rômulo – Técnico: Nedo Xavier.

Nenhum comentário: